Assessoria
Por 50 anos de trabalhos, desde office boy, auxiliar de escritório, técnico em contabilidade, gerente comercial, diretor administrativo e financeiro de rede varejista de comercio. Diversos cursos comerciais nesse tempo.
Os últimos 10 anos dedicados à psicanalise e mediação de conflitos, nos dão capacitação de ensinamentos, dentro do aprendizado que a literatura e a vida nos oferecem.
EXEMPLO DE CONFIANÇA
Nas dificuldades encontraremos pessoas interesseiras e interessados em nós, mas dificilmente em nossos problemas.
As regras empresariais estão associadas às regras morais, mas muitas vezes desvirtuadas e alteradas para favorecer alguém.
As promoções, substituições e ordenamentos dos cargos, também seguem regras, na execução firme de postura e posicionamento dos líderes em seus comportamentos morais e estruturais de família, pode parecer estranho, mas a educação familiar tem “muito” haver com as ações dentro de uma empresa.
Transferências envolvem competência, esperanças e determinação de quem tem que se submeter a esse processo, que completa com a humildade de execução, às vezes menores do que sua capacidade produtiva.
Dentro de uma empresa, seja de que tamanho for, existem olhos atentos às tarefas, posturas, comportamentos e atitudes do companheiro de trabalho.
Em empresas familiares é mais notório esse processo, e que espanta muitas vezes, são os saltos de posições de cargos por pessoas que estavam fora de requisitos para o mesmo, mas uma atitude de humildade pode mudar toda a estrutura montada pelo patrão/presidente.
Os questionamentos e informações podem chegar ao ouvido dos superiores, mas a visão deles de alguém que faz algo diferente, faz a máxima , “ Os olhos do dono engorda o boi.” ou “Imagens falam mais que palavras." Valerem mais.
As atitudes de socialização, ajuda nas tarefas e gratidão de alguém promovido espontaneamente, podem criar constrangimento aos que estão ao redor e isso pode levar a rótulos ruins de julgamento e opiniões.
Há importância de nossas atitudes serem coerentes com as regras morais e sociais, aliadas às regras da empresa, acrescenta prazer no trabalho. Consequentemente as recompensas virão de várias formas e até financeira,
Os superiores devem ter em mente o ânimo e encorajamento para quaisquer colaboradores e os humildes normalmente são os mais agraciados, com bônus e benesses, independente do resultado de produtividade. Aos que alcançam produtividade entram nas regras corporativas.
Eliseu Ramos


INTEIRA SATISFAÇÃO
Quantas vezes são necessárias as repetições de ordens ou pedidos?
Depende da atenção que se dá para os pedidos e ordens e de quem as dá. Como as estações do tempo, que jamais esquecemos, pois, a natureza nos ensina, é assim com os comandos dados.
Estar vigilante às ciladas e armadilhas que podem ocorrer, por diversos interesses alheios, é uma ordem divina aos possíveis acontecimentos de um dia.
Para ter paz e segurança são necessários diversos preparativos de defesa, para deixar de ter um desrespeito às ordens e pedidos, e também passar por circunstâncias que nos levam às reflexões e ponderações das mesmas. Cumpri-las são preparatórios de diversos mecanismos de defesa, adquiridos ao longo da vida. Por isso a dificuldade dos mais jovens obedecerem e serem surpreendidos com as descobertas da desobediência.
Importante o líder ser claro e decidido ao dar essas ordens e pedidos, clareando e facilitando para todos cumprirem, e nunca é demais estar pronto para sanar as dúvidas e outras interpretações.
A preparação de um colaborador está nos incentivos e valorização dos seus liderados, que acreditam em si em nos demais, levando-os às execuções dos comandos dados, com determinação, animado e esperançoso.
Na fala com moderação, sem agressividades das palavras, é um requisito para absorver pedidos, comandos e ordens, salvando seu emprego ou trabalho. Sem a vigilância da fala ficam difíceis as promoções e participações nos resultados e bônus. Pequenos deslizes ecoam em algumas pessoas negativamente, então todo cuidado é pouco.
Um bom líder, exorta e edifica seu subordinado com mansidão e determinação em suas palavras e ações proativas.
Eliseu Ramos